Processo de Admissão 2022 - Ensino Médio

Salvador, 26 de agosto de 2021.


Srs. pais e/ou responsáveis, Comunicamos que o Processo de Admissão de Novos Alunos do Colégio Módulo para o ano letivo de 2022 está aberto a partir desta data. Nesse processo, composto de inscrição, reunião pedagógica, entrevista com a equipe técnica, prova diagnóstica e análise de boletim, estão disponíveis vagas para as turmas da 1ª à 3ª série do Ensino Médio.


O Processo de Admissão de Novos Alunos para 2022 será composto de:

a) inscrição pelo site: www.portalmodulo.com.br;
b) reunião com equipe pedagógica (pela plataforma Meet);
c) entrevista individual com a equipe técnica (online ou presencial);
d) prova diagnóstica¹;
e) análise do boletim completo de 2019, de 2020 e boletim parcial e atualizado de 2021.

A reunião com a equipe pedagógica tem o objetivo de repassar às famílias todas as informações relativas às diretrizes pedagógicas e de funcionamento do Colégio Módulo. Deverão participar da reunião o candidato e pelo menos um de seus pais ou responsáveis

A inscrição para o processo de admissão pode ser feita a qualquer momento, mesmo antes da realização da reunião com equipe pedagógica.

O informativo com todos os esclarecimentos sobre a matrícula será divulgado no site www.portalmodulo.com.br. Para garantir sua vaga, o candidato aprovado deverá ser matriculado seguindo todas as orientações e os prazos apresentados nesse informativo.

1.1 - ENDEREÇO DA UNIDADE DE ENSINO

• Colégio Módulo
Ensino Médio – 1ª à 3ª série
Av. Prof. Magalhães Neto, 1 177, Pituba, CEP: 41810-011
Salvador – Bahia. Tel.: (71) 2102-1300

--

1. O Processo de Admissão de Novos Alunos/2022 para o Colégio Módulo será realizado de forma presencial. Caso as restrições de isolamento social, impostas pelos órgãos governamentais sejam aplicadas, a realização da prova ocorrerá pela modalidade online, ela será aplicada por meio da plataforma digital Meu Bernoulli. Apenas neste caso, o candidato realizará as provas em ambiente virtual de avaliações online. Nesse ambiente, ele terá acesso ao arquivo digital da prova bem como à sala online de aplicação virtual.


A inscrição para participar do Processo de Admissão de Novos Alunos/2022 deverá ser feita necessariamente pelo responsável financeiro do candidato. Para tal, deve-se ler a íntegra deste edital e realizar a inscrição do candidato por meio da modalidade web, no site www.portalmodulo.com.br. Nessa modalidade, o responsável financeiro terá a comodidade de inscrever o candidato de forma online, sem a necessidade de comparecer à secretaria da escola.

2.1. Inscrição via web

Para a realização da inscrição do candidato no Processo de Admissão de Novos Alunos 2022 na modalidade web, é necessário que o responsável financeiro faça o preenchimento e realize a assinatura da Ficha de Inscrição digitalmente. Além disso, é necessário anexar toda a documentação solicitada no item 2.2 deste edital na plataforma online. Nessa modalidade não é necessário finalizar a inscrição do candidato na secretaria, uma vez que, concretizando a inscrição via web, o candidato já estará inscrito para realizar a prova diagnóstica.

Ao concretizar a inscrição do candidato via web, o responsável financeiro receberá, em seu e-mail, a Ficha de Inscrição e o Cartão de Inscrição do candidato, com a foto do candidato, o registro acadêmico dele, o dia, o horário da prova e informações referentes ao processo.

É importante destacar que todas as informações declaradas na Ficha de Inscrição bem como em toda a documentação anexada digitalmente pelo responsável financeiro do candidato na plataforma de inscrição online são de sua inteira responsabilidade.

A secretaria do Colégio Módulo fará a conferência de toda a documentação fornecida pelo responsável financeiro. Caso seja apurada alguma irregularidade ou divergência nas informações e / ou na documentação fornecida, a secretaria entrará em contato com o responsável financeiro para fins de regularização. Caso o responsável financeiro não regularize todas as pendências informadas dentro do prazo estabelecido pela secretaria, o Colégio Módulo poderá realizar o cancelamento da inscrição do candidato.

2.2. Documentação

Para a realização da inscrição no Processo de Admissão de Novos Alunos 2022 do Colégio Módulo, será necessário que o responsável financeiro do candidato anexe na plataforma online toda a documentação solicitada a seguir.

  • Cópia da carteira de identidade ou da certidão de nascimento do candidato;
  • Foto recente do candidato;
  • Boletim completo de 2019, de 2020 e boletim parcial atualizado de 2021.

Observações:

  • Caso o processo ocorra durante o ano letivo de 2022, o candidato deverá apresentar os boletins de 2019, de 2020 e de 2021 completos bem como o boletim parcial e atualizado do
    ano letivo de 2022.

  • A foto do candidato deverá ser anexada na plataforma online, em formato digital, no momento da sua inscrição pelo responsável financeiro. A foto do candidato poderá ser tirada até mesmo por celular, mas deverá ser recente e apresentar apenas a sua imagem nítida.

  • Os boletins anexados na plataforma pelo responsável financeiro deverão ser oficiais e emitidos pela escola de origem do candidato. Os documentos deverão ser em formato PDF ou JPEG e estar nítidos, pois serão avaliados pela secretaria do Colégio Módulo. Caso haja alguma inconsistência nos documentos anexados, poderá ser solicitado ao responsável financeiro o envio de uma nova versão dos documentos para a secretaria da unidade.

  • O agendamento da reunião pedagógica poderá ser feito pelo próprio candidato ou por seu responsável através do site www.portalmodulo.com.br.

  • Somente será validada a inscrição cuja documentação esteja completa, com seus formulários devidamente preenchidos.

  • A reunião pedagógica não garante a vaga do aluno. Para reservar a vaga para o ano letivo de 2022, é necessária a realização de todo o processo de admissão.

  • Caso o candidato seja proveniente de uma instituição de ensino cuja organização de séries e / ou do calendário escolar seja diferente, tais como a Escola Pan Americana da Bahia, será necessário apresentar uma declaração de equivalência de série.

3. LOCAL, HORÁRIO E DATA DAS PROVAS

Capturar.PNG

Observações:

  • Outras datas de provas poderão ser disponibilizadas a qualquer tempo, desde que haja vagas, e suas divulgações ocorrerão em nosso site www.portalmodulo.com.br.
  • Mesmo havendo outros dias de prova, cada candidato somente poderá participar uma única vez do processo de admissão para 2022.
  • A inscrição deverá ser feita com antecedência, pois haverá um limite de candidatos para cada dia de prova.
  • Não será garantida aos candidatos a possibilidade de inscrição nos dias específicos de realização das provas


O aluno deverá:

  • Portar o cartão de inscrição impresso e carteira de identidade ou outro documento de identificação com foto recente, legalmente reconhecido.

  • Ter caneta, lápis ou lapiseira, borracha, régua e apontador (caso use lápis).

  • Utilização de máscara obrigatória em 100% do tempo que as pessoas permanecerem na escola;

  • Manter o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas;

  • Levar sua própria caneta, garrafa de água e outros materiais necessários;

  • Haverá aferição de temperatura na portaria e, caso apresente febre (temperatura acima de 37,5ºC) o candidato não poderá entrar na escola.

  • O candidato não poderá comparecer à escola se apresentar sinais gripais ou febre. É necessário que a família esteja atenta a este item, pois as pessoas que frequentam o ambiente escolar devem estar em conformidade com o Decreto da Prefeitura emitido em abril de 2021.

Caso a realização da prova seja pela modalidade online, ela será aplicada por meio da plataforma digital Meu Bernoulli. O candidato realizará as provas em ambiente virtual de avaliações online. Nesse ambiente, ele terá acesso ao arquivo digital da prova bem como à sala online de aplicação virtual.

Para realizar a prova no formato online, o responsável financeiro deverá concluir a inscrição do candidato no processo de admissão, além disso, deverá seguir todas as orientações que serão enviadas para seu e-mail até a sexta-feira anterior a prova.

Nessas orientações que serão enviadas para o e-mail do responsável financeiro, constará o passo a passo para que o candidato, juntamente com seu responsável, tenha acesso à plataforma digital Meu Bernoulli para realizar todos os testes e simulações. Dessa maneira, o candidato conhecerá a plataforma antecipadamente, para que no dia e horário da realização das provas já esteja familiarizado com ela. Além disso, a secretaria do Colégio Módulo estará disponível para dar todo o suporte necessário para que o candidato e seu
responsável tenham a melhor experiência com a plataforma digital Meu Bernoulli.

Caso as provas sejam aplicadas em modalidade online, sendo, portanto, realizadas na residência de cada candidato. Reforçamos que, mesmo sendo um instrumento avaliativo realizado a distância, trata-se de uma prova individual e sem consulta. Os candidatos deverão realizar a leitura e a resolução das provas de forma autônoma. As famílias podem dar o suporte necessário aos candidatos no acesso à plataforma e no uso das ferramentas, no entanto, devem atuar de forma consciente sem interferir nas respostas dos candidatos. A avaliação deverá ser realizada pelo candidato de maneira independente, garantindo a veracidade e a coerência das respostas para que reflitam o desempenho acadêmico deste.

Observações:


Não será permitido o uso de máquina de calcular ou similares nem o acesso a qualquer fonte de consulta.

5. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

O resultado será divulgado no site www.portalmodulo.com.br ou por contato telefônico feito diretamente pela secretaria do Colégio Módulo após a conclusão de todas as etapas relacionadas no item 1 deste edital, de acordo com o descrito a seguir:

Prova realizada em 23/08/21: divulgação até 17/09/21.

Provas eventualmente aplicadas após o dia 30/08/21: divulgação até duas semanas após a data de realização da prova.

Para verificar o seu resultado no processo de admissão em nosso site, o candidato precisará do número do registro acadêmico (RA) presente no Cartão de Inscrição.


Os alunos aprovados terão 7 (sete) dias para fazer a reserva de vaga a partir da data de divulgação do resultado. Efetivada a reserva de vaga dentro do prazo estabelecido, será concedido ao aluno um abatimento no valor da 1ª parcela da mensalidade para o ano letivo de 2022, conforme informações a seguir:

1ª à 3ª série do Ensino Médio:

  • abatimento de 30% na 1ª parcela da mensalidade para o ano letivo de 2022.

Após esse período, a reserva de vaga ficará sujeita a disponibilidade de vagas e não será concedido nenhum tipo de abatimento.

7.PROVA ESCRITA

  • Consistirá de duas avaliações compostas por questões de Língua Portuguesa e de Matemática, de acordo com os conteúdos discriminados nos itens 7.1. e 7.2.
  • Para os candidatos da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, as provas conterão questões discursivas e objetivas.

7.1. Língua Portuguesa

A prova de Língua Portuguesa conterá questões relativas à Gramática, à Interpretação de Texto e Redação.

Com base na matriz de referência da Língua Portuguesa do SAEB 2001, para esta prova, o candidato deverá apresentar as seguintes habilidades:

  • Localizar informações explícitas em um texto.
  • Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.
  • Inferir uma informação implícita em um texto.
  • Identificar o tema de um texto.
  • Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
  • Interpretar textos multimodais (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
  • Identificar a intencionalidade de diferentes gêneros textuais.
  • Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
  • Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
  • Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade deste.
  • Identificar a tese de um texto.
  • Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
  • Diferenciar as partes principais de um texto das secundárias.
  • Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
  • Estabelecer relação causa-consequência entre as partes e os elementos do texto.
  • Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
  • Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.
  • Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
  • Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou de uma expressão.
  • Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e / ou morfossintáticos.
  • Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.


Os tópicos gramaticais exigidos para cada série são:

1ª série – Ensino Médio

  • Fonética
  • Dígrafo e encontro consonantal
  • Encontros vocálicos
  • Divisão silábica
  • Sílaba átona e tônica
  • Ortografia
  • Uso da letra H
  • Emprego das letras S e Z
  • Emprego do J e do G
  • Emprego do X e do CH
  • Uso dos porquês
  • Acentuação
  • Oxítonas
  • Monossílabos tônicos
  • Paroxítonas
  • Proparoxítonas
  • Classes de palavras
  • Classes variáveis: substantivo, adjetivo / locução adjetiva, artigo, numeral, pronome e verbo
  • Determinante / determinado
  • Classes de palavras
  • Classes variáveis: todas
  • Classes invariáveis: todas
  • Termos da oração (sintaxe)
  • Sujeito / predicado
  • Termos ligados ao verbo
  • Termos ligados ao nome
  • Regência verbal e nominal
  • Crase
  • Concordância verbal e nominal

2ª série – Ensino Médio

  • Todos os itens descritos para a série anterior.
  • Sintaxe do período composto
  • Coordenação
  • Subordinação

3ª série – Ensino Médio

Todos os itens descritos para as séries anteriores.

Referências bibliográficas para estudo

As indicações bibliográficas aqui listadas servem como referência para consulta e estudo, mas o conteúdo pode ser encontrado em várias outras gramáticas ou livros didáticos.

a) Gramáticas escolares voltadas ao Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio. Sugestões:

ABAURRE, Maria Luíza; PONTARA, Marcela Nogueira. Gramática – Texto: Análise e Construção de Sentido. Volume único. Ed. Moderna.

CEREJA, William; COCHAR, Tereza. Gramática: Texto, Reflexão e Uso. Volume único. Ed. Atual.

FERREIRA, Mauro. Aprender e Praticar Gramática. Volume único. Ed. FTD.

NETO, Pasquale Cipro; INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. Volume único. Ed. Scipione.

SACCONI, Luiz Antônio. Nossa Gramática Completa. Volume único. Ed. Nova Geração.

b) Revistas e jornais de circulação nacional para a leitura de temas atuais.

Sugestões online:

www.folhaonline.com.br
www.atarde.uol.com.br

7.2. Matemática

1ª série – Ensino Médio

  • Números naturais: as quatro operações, incluindo divisão não exata
  • Frações: adição e subtração, comparação e cálculo de frações de quantidade
  • Números decimais: adição, subtração e comparação
  • Medidas de comprimento: metro, centímetro, milímetro e quilômetro e cálculo de perímetro
  • Medidas de tempo: segundo, minuto, hora, dia, semana, mês e ano
  • Medidas de massa: grama, miligrama, quilograma e tonelada
  • Medidas de capacidade: litro e mililitro
  • Frações: as quatro operações, tipos de frações, números mistos e frações equivalentes
  • Números decimais: as quatro operações, incluindo divisão com quociente decimal
  • Porcentagem: cálculo de porcentagem, conversão de fração em porcentagem e porcentagem na forma decimal
  • Medidas de tempo, massa e comprimento: unidades, transformação de unidades, adição e subtração
  • Medidas de áreas: metro quadrado e centímetro quadrado
  • Geometria plana: perímetro e área de quadrados, retângulos e triângulos
  • Divisibilidade, números primos, múltiplos e divisores, decomposição em fatores primos, MMC e MDC
  • Medidas de área e volume: unidades, múltiplos e submúltiplos, transformação de unidades, adição e subtração
  • Potenciação e radiciação
  • Geometria plana: conceito, classificação, unidades de medida e operações com ângulos, perímetro e área de triângulos e quadriláteros
  • Razões e proporções, regra de três simples e composta, porcentagem e juros
  • Cálculo de expressões numéricas, fatoração e produtos notáveis e simplificação de expressões algébricas
  • Resolução de equações do 1º grau
  • Resolução de problemas envolvendo equações do 1º grau
  • Geometria plana: estudo completo dos triângulos – classificação, cevianas e pontos notáveis, semelhança e congruência
  • Geometria plana: polígonos, círculo e circunferência, Teorema de Tales, semelhança de triângulos, relações métricas e razões trigonométricas no triângulo retângulo, perímetro e área de figuras planas

Racionalização de denominadores

Conjuntos e funções: conceitos e propriedades

Estudo completo das seguintes funções: polinomial de 1º e 2º graus (gráficos, determinação das raízes, análise de sinal e resolução de equações, inequações e sistemas)


2ª série – Ensino Médio

  • Todos os itens descritos para a série anterior.
  • Estudo completo das seguintes funções: modular, exponencial, logarítmica (gráficos, determinação das raízes, análise de sinal e resolução de equações e inequações e sistemas).

3ª série – Ensino Médio

  • Todos os itens descritos para as séries anteriores.
  • Estudo completo das funções trigonométricas
  • Sequências e progressões aritméticas e geométricas
  • Matrizes, determinantes e sistemas lineares
  • Análise combinatória
  • Geometria espacial

Referências bibliográficas para estudo

As indicações bibliográficas aqui listadas servem como referência para consulta e estudo, mas o conteúdo pode ser encontrado em vários outros livros didáticos.

Ensino Fundamental:

BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini: 6º ao 9º ano. 8. ed. São Paulo: Moderna, 2016.

IEZZI, Gelson; DOLCE, Oswaldo; MACHADO; Antônio. Matemática e Realidade: 6º ao 9º ano. 8. ed. São Paulo: Atual, 2013.

Ensino Médio:

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; GIOVANNI, José Ruy; BONJORNO, Paulo Roberto. Matemática Fundamental: uma nova abordagem: Ensino Médio – vol. único. São Paulo: FTD, 2011.

IEZZI, Gelson et al. Matemática: Ciências e Aplicações: volumes 1, 2 e 3. 8. ed. São Paulo: Atual, 2014.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações – vol. único. – Conforme a Nova Ortografia. 3. ed. São Paulo: Ática, 2011.

TURNO DAS AULAS

Ensino Médio: aulas distribuídas no período matutino, de segunda a sexta-feira. Também em uma tarde (a definir) para as turmas de 1ª e 2ª séries, e em duas tardes para as turmas de 3ª
série durante a semana.

Processo de
    Admissão

Educação, Cidadania e Arte

Uma formação completa passa pelo desenvolvimento da cidadania, do saber e da autonomia. Aqui, além de um espaço projetado para a busca do conhecimento, o aluno conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados e dispostos a acompanhar - passo a passo - a caminhada do estudante.

Assista nosso vídeo institucional

Assista ao vídeo

Muito além dos livros

O Módulo promove projetos multidisciplinares, para cada série, capacitando os alunos para o desenvolvimento do pensamento crítico, da solidariedade e da cidadania.

Arte, Cultura e Esporte: Uma formação ampla e consistente.

Um espaço para exercitar o saber, a solidariedade e a cidadania.