Ensino Fundamental 1 

1º a0 5º ano

Passos que continuam

A prática pedagógica permanece com aprendizagens significativas, oportunidades de cooperação no cotidiano e desafios cognitivos constantes, para que avancem sempre em seus conhecimentos. A progressiva autonomia dos alunos é um processo que exige intencionalidade por parte dos educadores.
As assembleias de classe, a discussão de dilemas e estratégias para a resolução de conflitos trabalham a construção de uma postura de estudantes implicado com sua aprendizagem.

Destaque 1 - Projetos
Destaque 2 - Projetos

O aluno do 1º ao 5º ano

Ao ingressar no Ensino Fundamental, os alunos já contam com maior autonomia na relação com os professores e convivência com os colegas, pois, à medida que crescem, começam a se perceber como integrantes de um grupo e suas relações com o espaço escolar se transformam, ganhando em qualidade.

Nesta etapa, o aluno passa por modificações significativas em sua forma de pensar, mudanças que ocorrem em vários âmbitos. Em relação à aprendizagem, vai-se tornando, no decorrer do tempo, cada vez mais capaz de identificar e coordenar diferentes aspectos das áreas que compõem o currículo, estabelecer maior número de relações entre os conteúdos trabalhados, reconhecer o que é específico de cada área.

De outro lado, vai adquirindo uma nova condição de estudante, quando passa a responsabilizar-se por suas tarefas e atribuições de maneira mais autônoma, assim como pela organização de seus cadernos e materiais em geral. Neste período da escolaridade, o senso de responsabilidade e organização podem ser entendidos pelos alunos como desafios possíveis de serem atingidos e, por isso, são intensificadas as ações pedagógicas que visam a construção dessa postura de estudante.

O currículo

As situações de aprendizagem são planejadas visando a contemplar as especificidades de cada área. Dessa forma, os conteúdos se organizam em torno de sequências e projetos didáticos que preveem a utilização de procedimentos específicos das diferentes áreas e a criação de produtos com as mesmas características dos modelos produzidos socialmente.

Os materiais didáticos utilizados são produzidos pela equipe do Módulo Criarte de acordo com os propósitos pedagógicos, e as atividades desenvolvidas estimulam a atuação dos alunos como produtores do conhecimento, gerando aprendizagens contextualizadas e significativas.

As disciplinas estão agrupadas em áreas: Práticas de Linguagem, Ciências Sociais, Ciências Naturais e Matemática, todas ministradas pelo mesmo professor polivalente, pedagogo de formação. Já as aulas de Educação Física, Inglês e Artes são conduzidas por professores especialistas.

Práticas de Linguagem

Ao longo das séries do Fundamental I, ampliam-se os desafios e as exigências das propostas de leitura, escrita e oralidade com objetivo de que, gradativamente, os alunos tenham um maior domínio sobre a língua e sejam usuários cada vez mais competentes desta. As propostas giram em torno da produção de projetos de escrita e de leitura com diferentes tipos de textos, a partir de suas funções sociais. Organizamos a área de Língua Portuguesa em dois eixos de trabalho: prática de leitura e prática de escrita.

Ciências Naturais

Com procedimentos que incentivam a pesquisa investigativa, o debate e a comunicação de ideias, o aluno aprende a observar, levantar, comparar dados e registrá-los, apresentar e defender um ponto de vista, formular e refutar hipóteses, procedimentos próprios do fazer científico.

Matemática

Os conteúdos estão organizados em torno de situações-problema, através das quais o aluno pensa e constrói os conhecimentos matemáticos com confiança na própria capacidade para elaborar estratégias pessoais de cálculos, com curiosidade por questionar, explorar e interpretar os diferentes usos dos números, reconhecendo sua utilidade na vida cotidiana e valorizando a troca de experiências com seus pares.

Ciências Sociais

Os estudos realizados na área de Ciências Sociais, objetivam que o aluno, gradativamente, reconheça-se como sujeito crítico, que pode ler e compreender sua realidade, posicionar-se, fazer escolhas e agir de forma criteriosa, ao tempo em que constrói sua identidade como cidadão consciente e solidário e como membro de um grupo.

Integração 6º ano

Com atividades interdisciplinares e uma programação especial focada na adaptação e acolhimento do aluno, Colégio Módulo prepara o aluno para os desafios e novidades de uma nova etapa acadêmica marcada por transições: o Ensino Fundamental II.

Conheça o Colégio Módulo
imagem promocional

Fique por dentro

Inscreva-se e tenha informações, notícias e tudo o que você precisa para se atualizar com o Criarte.