Educação Infantil

GRUPO 2 AO GRUPO 5

Brincar: uma linguagem de conhecimento

No Módulo Criarte, para a Educação Infantil, organizamos os espaços e as atividades de modo a oferecer ao aluno tempo para brincar, conviver com os colegas e, portanto, socializar-se. Também disponibilizamos material não estruturado e sem finalidade visível, para as crianças criarem e colocarem em ação sua imaginação. Oferecemos tempo livre e tempo organizado, contato com vários tipos de linguagens e gêneros literários, contato com a cultura, as artes em suas diferentes expressões e espaço para pesquisa.

Destaque 1 - Projetos
Destaque 2 - Projetos

O que se aprende

Na Educação Infantil proporcionamos situações em que os cuidados, as brincadeiras e as aprendizagens são orientadas de forma a contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relações interpessoais, potencialidades corporais, afetivas, emocionais, éticas, e acesso aos conhecimentos da realidade social e cultural.

Nossa proposta é apoiar as crianças durante o processo de construção do conhecimento, estimulando-as a serem críticas, confiantes, a tomar iniciativa, elaborar perguntas, expressar opiniões e defender seu ponto de vista. Assim, elas participam de atividades envolvendo Práticas de Linguagem, Matemática, Ciências Sociais e Naturais, Artes, Música, Inglês, Rodas de Biblioteca, Natação, além de situações envolvendo movimentos e brincadeiras, através de jogos com regras, brincadeiras coletivas e atividades regulares na Brinquedoteca.

Como se aprende

Desde pequenas, as crianças são capazes de interagir com o meio social, a partir dos recursos a que tem acesso. Considerando que as aprendizagens acontecem nas interações das crianças com seus pares, com os adultos e com um ambiente estruturado, oferecemos às crianças um cenário onde encontram problemas adequados para resolver, desafios planejados dentro de contextos lúdicos e que dialogam com os conhecimentos trazidos por elas ao chegarem à escola. Os professores têm um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos, pois são observadores atentos das suas necessidades e curiosidades, planejam desafios diferenciados e ajustados à diversidade do grupo e são mediadores nas situações de aprendizagem. 

Onde se aprende

Além da sala de aula, diversos espaços são potencializadores da aprendizagem, como a biblioteca, a sala de música, o parque, a Brinquedoteca, o espaço esportivo, dentre outros. Cada um oferece oportunidades específicas como ler e ouvir histórias, fazer pesquisas, brincar e seguir as regras das brincadeiras, de modo que as crianças possam interagir consigo, com o outro e com os diferentes ambientes. 

imagem promocional

Fique por dentro

Inscreva-se e tenha informações, notícias e tudo o que você precisa para se atualizar com o Criarte.